terça-feira, 5 de junho de 2018

ISSOS - The Leader of Us


Ano: 2018
Tipo: EP
Selo: Independente
Nacional


Tracklist:

1. The Leader of Us
2. Dungeons and Chains
3. Lies


Banda:


Head - Vocais
Pato - Guitarra solo
Kyo - Guitarra base, backing vocals
Madruga - Baixo
Gafanhoto - Bateria


Contatos:

Assessoria:

Texto: Marcos Garcia


A violência para todos os lados e o descaso de políticos de todas as esferas governamentais são elementos que parecem fertilizar certas regiões para o surgimento de bandas de Metal. E a Baixada Fluminense, notória por conta da alta criminalidade e total ausência do poder público (seja dos municípios, do estado do RJ ou do próprio governo Federal), sempre revelou nomes muito bons. E herdando esse encargo temos o quinteto ISSOS, de São João de Meriti, que vem para chocar e afrontar a tudo e todos com seu primeiro trabalho, o EP “The Leader of Us”.

Agressivo e brutal, o quinteto mistura várias influências musicais diferentes para criar seu som altamente abrasivo e azedo. Poderíamos definir de forma superficial que eles fazem uma mistura entre Thrash Metal e Groove Metal, mais uma energia e elementos modernos do Hardcore, e uma dose muito bem vinda de melodia nas partes de guitarra (especialmente nos solos). E o grupo mostra um impacto sonoro destruidor, capaz de causar moshpits intensos e violentos.

Basicamente, o ISSOS mostra personalidade e disposição para ocupar seu lugar ao Sol.

Em termos de qualidade sonora, a produção de “The Leader of Us” é bem caprichada, mantendo um ótimo nível de clareza instrumental (reparem como se pode entender cada instrumento separadamente), mas como a mão pesou em termos de brutalidade. Sim, as músicas chegam a oprimir os tímpanos menos acostumados, mas é um deleite para os fãs. E a capa deixa claro a que o grupo vem em termos de letra: cuspir na cara do poder político!

Essa fusão da agressividade moderna e incontida da essência deles com ótimas melodias dão uma personalidade diferenciada a trabalho do ISSOS. E como eles sabem arranjar bem suas composições sem que elas percam a energia ou a espontaneidade. Tudo soa em seu devido lugar.

Em “The Leader of Us”, temos toda aquela carga pesada e azeda do Groove Metal com algum swing latino, algo que se sente claramente em “Chaos A.D.”, uma canção que atingirá como uma bomba fãs de Metal moderno, com vocais urrados de primeira. Apesar da modernidade, a estruturação melódica e mesmo complexa de “Dungeons and Chains” vai levar os fãs ao Metal norte-americano dos anos 90, mostrando boas mudanças de ritmo (o que mostra o quanto baixo e bateria são talentosos). E “Lies” tem um jeitão de Thrash Metal moderno, com boas doses de groove para encorpar as linhas melódicas, com lindos solos de guitarra.

O ISSOS realmente possui muito talento, e “The Leader of Us” os credencia como uma das grandes revelações do underground carioca.

Nota: 87%